Comunidade Portuguesa na Tunísia 

Informação Geral 

Entre cidadãos nacionais e luso-descendentes estima-se que seja aproximadamente 160 nacionais.


A comunidade encontra-se bem integrada no país, dedicando-se os portugueses, na sua maioria, ao setor de têxtil, pequeno e médio comércio mas também diretores e colaboradores das empesas nacionais instaladas na Tunísia (Grupo Etemar, SECIL etc…) ou internacionais (Votorantim etc…)
A comunidade encontra-se espalhada por todo o país, com predominância para os grandes centros urbanos (Tunes, Região de Sahel). Estima-se que mais de metade da comunidade resida na área da Capital.

Geralmente, a situação económica e social da comunidade portuguesa na Tunísia é boa e o seu grau de integração na sociedade tunisina  elevado. Embora não se trate de uma comunidade grande e em expansão.

Comunidade Portuguesa na Líbia 

Devido à situação política e de segurança instável neste país e ao encerramento temporário da Embaixada de Portugal em Tripoli desde  2014, a Comunidade Portuguesa na Líbia não conta mais de 7 nacionais que, principalemente por razões familiares, escolheram volontariamente ficar na Líbia, apesar que as deslocações e as permanências são altamente desaconselháveis.  

A comunidade portuguesa na Líbia está na sua totalidade instalada na Capital Tripoli. 

 

  • Partilhe