Mensagem de Boas Vindas

"Desejamos as boas vindas a todos os visitantes deste novo “site”. Esperamos que a informação aqui disponibilizada seja útil e contribua para reforçar o relacionamento entre Portugal e a Tunisia, bem como os contactos bilaterais, a nível político, económico, cultural e social. Pretendemos ainda que esta página facilite o acesso dos cidadãos nacionais e estrangeiros aos nossos serviços consulares. Esta página oferece, também, uma série de “links” que facultam o acesso a um conjunto de informações para todos aqueles que queiram obter mais elementos sobre Portugal. Agradecemos o interesse evidenciado ao consultar este espaço e esperamos que continue a ser nosso visitante regular no futuro. 

imagem2

Mais notíciasNotícias

Informa-se que a Presidência da República da Tunísia anunciou a redução do horário do recolher obrigatório que passa a pautar-se, a partir de 13 de maio 2020 , entre as 23 :00 e as 05:00 h.

Mais se informa que foi autorizada a abertura dos hipermercados, os centros comerciais, as lojas, as feiras semanais e os mercados dos animais a partir da segunda feira dia 15 de maio 2020, no quadro do levantamento gradual do confinamento.

Nota-se que foram detetados e confirmados até agora, 1023casos de contaminação pelo Covid-19 na Tunísia dos quais 45 vítimas mortais e 770 casos recuperados, não tendo felizmente registado nenhum caso durante os últimos 5 dias. Não obstante, muito se recomenda maior cautela e prudência e se- sugerea adoção das seguintes medidas de higiene, em cumprimento das recomendações das autoridades de saúde da Tunísia:

  • Evitar de sair de casa se não houver estrita necessidade.
  • Lavar frequentemente as mãos, especialmente após contacto direto com pessoas doentes, com água e sabão, esfregando-as bem durante pelo menos 20 segundos;
  • Reforçar a lavagem das mãos antes e após a preparação de alimentos, após o uso da casa de banho e sempre que as mãos parecerem sujas;
  • Pode também usar-se em alternativa uma solução à base de álcool;
  • Evitar contacto próximo com pessoas com sinais e sintomas de infeções respiratórias agudas;
  • Adotar medidas de etiqueta respiratória:
  •  tossir ou espirrar para o braço com o cotovelo fletido, e não para as mãos;
  •  Usar lenços de papel (de utilização única) para se assoar;
  • Lavar as mãos sempre que se assoar, espirrar ou tossir
  •  evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca com as mãos sujas ou contaminadas com secreções respiratórias

Se surgirem sintomas associados ao Corona vírus, deve-se ligar para 190 ou 18 10 19 19 e seguir as orientações que forem transmitidas.

Sugere-se a consulta às recomendações das autoridades de saúde da Tunísia nos links seguintes:

//webmail.mne.pt/owa/sconsular.tunes@mne.pt/redir.aspx?C=L7rTG18ZakbwVQz16FqD7sqKexjb7d7Q1m1BMRrRjz1xOQ4fq_jXCA..&;URL=http%3a%2f%2fwww.santetunisie.rns.tn%2ffr%2ftoutes-les-actualites%3fstart%3d6">http://www.santetunisie.rns.tn/fr/toutes-les-actualites?start=6

//webmail.mne.pt/owa/sconsular.tunes@mne.pt/redir.aspx?C=Qb1TVyloHe0RZb1QpFpWsCv-ppyvVCAH6_GjmDzYVA9xOQ4fq_jXCA..&;URL=https%3a%2f%2fwww.onmne.tn%2ffr%2findex.php">https://www.onmne.tn/fr/index.php

 

O PM concedeu ontem a noite uma entrevista televisiva onde enunciou as novas medidas tomadas pelo conselho de segurança nacional para combater o COVID 19, tendo indicado que o confinamento geral em que se encontra o país desde o passado dia 22 de marco se estendera ate ao dia 3 de maio, iniciando-se, a partir do dia 4 de maio, um período de confinamento especifico e progressivo.

O recolher obrigatório passa a pautar-se por um novo horário, entre as 20h e as 6h, para que os cidadãos possam conservar alguns dos seus hábitos durante o mês do Ramadão, que se inicia no dia 24 de abril.

Sobre o caminho percorrido ate aqui, considerou que o Estado conseguiu controlar a situação graças ao respeito do confinamento, acrescentando que a crise não terminou, sendo essencial preservar uma curva achatada de progressão do vírus. 

Referindo-se ao período ulterior de confinamento parcial, será feito com base em estudos efetuados para determinar os setores e as regiões que poderão retomar gradualmente as suas atividades, e tentando antecipar cenários a partir de conclusões tiradas das experiencias de outros países. Precisou que a situação atual não pode durar indefinidamente, sobretudo tendo em conta a dimensão das suas repercussões económicas e sociais.

Quanto aos setores que retomarão progressivamente as atividades a partir de 4 de maio, evidenciou o setor agroalimentar, tendo em atenção a aproximação do mês do Ramadão, e outros, como o têxtil ou de componentes automóveis, bem como as atividades que empregam apenas uma ou duas pessoas.

O prolongamento do confinamento trará consigo a transferência de uma segunda tranche de ajudas sociais as famílias desprotegidas e as classes frágeis, no montante de 60 dinares para as primeiras e de 200 dinares para as segundas.

Durantes o Ramadão, que este ano será diferente, indicou, as pessoas continuarão impedidas de acudir as mesquitas, para evitar a propagação do vírus.

Sobre o ano escolar, referiu que o calendário será anunciado no dia 29 de abril, e assegurou que haverá exames ate ao final de julho, antecipando-se um regresso faseado as aulas nas escolas e nas universidades.

 Por fim, advertiu para o período de reforma e construção que se avizinha, na fase do pós-corona vírus, que ira requerer uma serie de reformas, apelando os tunisinos a conservar o estado de espirito perseverante que permitiu a todos chegar ate aqui.

 

 

Contactos

2, Rue Sufétula
1002, Tunis-Belvédère
Tunísia

tunes@mne.pt (Geral)
sconsular.tunes@mne.pt (Secção Consular)
secretariado.tunes@mne.pt (Secretariado)

Mais informação

Ligações úteis

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

logotipo gee

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático